O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga...
Leia MaisAs avaliações que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica de nosso país. As aplicações são realizadas a cada dois anos. A primeira aplicação do SAEB ocorreu em 1990 e da Prova Brasil em 2005. A partir de 2011, as escolas rurais com mais de 2?0 alunos nas séries avaliadas passam a participar das avaliações...
Leia MaisO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil e é utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Criado em 1998, durante a gestão do ministro da educação Paulo Renato Souza, no governo Fernando Henrique Cardoso, o Exame teve como objetivo avaliar o aprendizado...
Leia MaisTextos didáticos e atividades como apoio aos estudos.
Textos que apresentam uma discussão conceitual sobre diversos assuntos, inclusive temas da atualidade.
Histórias, hinos, músicas e aulas em áudio para alunos e professores.
Jogos educacionais que entretém e estimulam o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
Assuntos apresentados através de ilustrações, com o auxílio de um texto. A informação é apresentada de forma clara e objetiva.
Recursos que reproduzem diversos fenômenos, auxiliando a compreensão dos alunos sobre determinados aspectos da realidade.
O estudo de fatos históricos e diversos fenômenos a partir de suas localizações geográficas.
O conteúdo didático apresentado com imagens e informações-chave para os alunos.
Experimentos, aulas e conteúdos que contribuem para o aprendizado em casa e na escola.
Sugestões metodológicas que envolvem os estudantes em várias atividades, visando um objetivo.
Recursos de vídeo 3D, para serem visualizados com óculos especiais.
Aos professores, sugestões metodológicas para desenvolver os conteúdos em sala de aula.
Indicações de sites que agregam valor aos estudos.
O estudo de temas específicos e interdisciplinares de forma contextualizada.
Questões a serem respondidas através de pesquisas na Web.
Mundo virtual misturado ao mundo real: objetos e fenômenos são reproduzidos com o auxílio de uma câmera.
Diversas aulas apresentadas por professores, com o objetivo de expor e/ou sistematizar um conteúdo didático.